Primeira aula escrita criativa

Primeira aula escrita criativa

Olá povo!! Eu sou a liz e nessa primeira aula falaremos da importância do estudo da filosofia para se obter uma escrita mais criativa. 

o uso da filosofia em diversas áreas ajuda a trazer novas soluções e perspectivas. Por isso antes de entrar no assunto vou trazer uma minissérie sobre o mito da caverna de Platão.

O mito traz consigo diversas interpretações, mas a ideia principal: 
Com um pensamento crítico (discernimento) e a aquisição do conhecimento é possível se libertar da “caverna” aqui representado como velhos conceitos. Ao se desprender de suas raízes e se permitir investigar e se aventurar por novas ideias e conceitos é possível abrir um leque de novas possibilidades.

Antes da primeira Revolução Industrial o tempo para algum fato ou evento mudar a realidade da humanidade era um processo lento, complexo e seu acesso restrito, um bom exemplo é o aparato do jovem Gutenberg (1398-1468) com a imprensa a aquisição do conhecimento se tornava mais acessível e aos poucos o homem foi espalhando descobertas e trabalhando em suas conexões, no entanto a leitura e a escrita eram habilidades que apenas uma elite dominava então tal tecnologia foi contida.

Se comparamos os séculos anteriores com o séc. XVIII vemos um tímido “sair da caverna” o que fica claro na área da medicina e tecnologias. Veio o movimento chamado de Iluminismo ( XVII e XVIII), “Luz” descobrimos uma nova forma de organizar o mundo e o que tínhamos em nossas mãos eram apenas sombras da realidade.

Com o tempo foi sendo revelada novas fronteiras houveram as grandes navegações, os primeiros pioneiros a se lançarem em novas descobertas. A troca de conhecimento e a busca por melhores condições de vida criaram uma competitividade a qual vem se tornando mais e mais acirrada, inventos como a máquina a vapor foram especializados não por quem o idealizou inicialmente, mas por diferentes mentes até tal invento se transformar em outros, o pensamento crítico foi se tornando mais e mais recorrentes, filósofos e economistas impulsionaram as revoluções industriais e o homem passou a investigar mais a sua própria realidade e com isso descobrindo novas.

Esse convite que o mito faz de temos o pensamento crítico de questionamos se a nossa realidade é de fato algo verdadeiro é essencial para a nossa evolução.


Na escrita a filosofia vem da mesma forma, uma ferramenta de exploração!! 
Na próxima aula a continuação deste tema!! 

ps. Os exemplos que citei foram apenas alegorias para promover ou melhor tentar ilustrar o pensamento filosófico sobre como cada pessoa percebe o mundo e como as realidades podem ser tão diferentes.
Nos próximos textos aqui postados:

Biografia de Marie Curie (série grande inventoras)
irmaos lumiere 
Vídeo Perspectivas e o mundo das ideias

Referências: 
Livros:
A República autor Platão 
Artigos sobre o mito da caverna 
Site da revista Superinteressante

Vídeo Mito da caverna parte 1 (com exemplos). 
Roteiro e edição Liz Lonelyk 
As pesquisas e textos estão na pág da cientific no Facebook 
link: https://www.facebook.com/CientiFiction

Comentários