Ego, Id e Superego

Somos de fato seres tão complexos e perfeitos. Há em nós como eu já comentei sistemas semelhantes aos dos computadores, hoje quero trazer um pouco das três estruturas mentais que segundo Sigmund Freud são responsáveis pela personalidade humana. 

Freud começou estudando pacientes com sinais de histeria, estes pacientes apresentavam comportamento caracterizado por excessiva emotividade ou por um terror. 

Ele atribuiu o comportamento como apenas um reflexo dos traumas, que em geral foram sofridos na infância, então deduziu que os aspectos da nossa personalidade, como interagimos e vermos o mundo possuem três importantes estruturas: 

O Ego 
Princípio da realidade, é o nosso digamos “rosto”, é o que mostramos. Esta estrutura é desenvolvida em nossos primeiros anos de vida é a responsável por “filtrar” e por tomar “decisões” de maneira a equilibrar os impulsos do id (desejos), a compreensão do superego do certo e do errado. 

O ID 
É um sistema que já veio de “fabrica”, quem dizer já nascemos com ele, representa os desejos, vontades e pulsões primitivas. 
Para Freud é nesta estrutura que nascem os instintos e desejos orgânicos pelo prazer. 

O Superego ou Ideal do ego 

Durante a vida aprendemos diversas lições, processos e ideais que são fornecidos também pela nossa cultura e por aquilo que pensamos. O resultado dessas regras que colhemos é o superego que então funciona como nosso conselheiro é ele que julga o que é certo e o que é errado. 

Tais estruturas combinadas seriam a nossa personalidade e o como interagimos com os demais, todavia quando existe algum problema em uma ou mais nossos comportamentos e o como vermos o mundo poderá ser totalmente distorcidos, os traumas de infância como defendeu Sigmund causam falhas nestas estruturas o que pode levar a um ID sem a supervisão do Ego( uma pessoa movida apenas pelos seus desejos e medos), ou um superego ditador que engole a liberdade do sentir (uma pessoa que não se permite viver a vida). 

Finalizando o post. 
Outras variações e transtornos foram amplamente estudados não só por Freud, mas diversos outros pensadores desenvolveram teorias incríveis a respeito das estruturas mentais, graças a isto sabemos hoje que não são apenas os traumas de infância os gatilhos para tais transtornos, mas há outros que serão aqui discutidos, dentro em breve trarei os estudos do Dr. Augusto Cury, médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor brasileiro. 

Mas por hoje ficamos por aqui!! 

Sugestão de leitura a respeito do Ego, ID e Superego 
[url=https://mundoestranho.abril.com.br/…/o-que-e-ego-id-e-supe…/]frodo explica [/url] 
postado primeiramente na pág da cientific no facebook [url=https://www.facebook.com/CientiFiction/?ref=bookmarks]Cientific [/url]

Comentários